Educom visita escolas no âmbito do projeto "Apps for Good"

 

O CC-TIC EDUCOM tem estado a acompanhar e a monitorizar o Projeto da CDI, "Apps for Good". Durante os dias 23 e 24 de maio a equipa do projeto está no Algarve para visitar as escolas envolvidas e para conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos.

No dia 23, segunda-feira, realizou-se uma visita à Escola Padre João Coelho Cabanita, em Loulé e à Escola D. José I, em Vila Real de Santo António.

Quinzena “Diálogos de Ciência e Tecnologias, Língua e Arte(s) em Cidadania” realiza-se no âmbito do "Prémio Pequenos Cientistas de Almada"

A EDUCOM apoia e é parceira da Iniciativa do Centro de Formação ALMADAFORMA que promove uma quinzena dedicada ao diálogo entre ciência, língua, arte(s) em cidadania e tem por objetivo fomentar uma visão integradora, das referidas temáticas, enquanto pilares para um exercício de cidadania que permita aos alunos – do pré-escolar ao secundário – construir conhecimento-ação potenciador do respeito, da vivência, da diversidade biológica e sustentabilidade, em ambientes criativos e da expressividade, nas multiplas formas do espírito humano. 
 
Mais informações em: http://almadaforma.org/

Educom acompanha o projeto "Apps for Good" no Algarve

 

 

A Educom acompanhou a equipa de Experts do Apps For Good na região do Algarve, concretamente na Escola Padre João Coelho Cabanita, em Loulé. O entusiasmo demonstrado pelos alunos e professores no arranque do projeto é bastante positivo.

(CDI Portugal)

Salón de Tecnología para la Enseñanza MADRID (28 a 30 de outubro)

  

 

A EDUCOM, Associação Portuguesa de Telemática Educativa <www.educom.pt> estará representada na SIMO Educación 2015, Salón de Tecnología para la Enseñanza, na Feira de Mdrid, de 28 a 30 de outubro de 2015. Visitem-nos!

Mais informações em: http://www.ifema.es/simoeducacion_01/ e em http://www.ifema.es/simoeducacio…/…/NotasdePrensa/INS_053033

 

 

Dia da Programação e Robótica

 

Terá lugar no dia 17 de outubro, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, o “Dia da Programação e Robótica”, forma escolhida pela Direção-Geral da Educação (DGE) em parceria com a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) para celebrar a «Code Week 2015» – Semana Europeia da Programação - uma iniciativa da Comissão Europeia que decorre de 10 a 18 de outubro e que é comemorada por diferentes entidades em toda a Europa.

Este evento tem como objetivo promover o ensino das diferentes linguagens de programação e suas potencialidades para a aprendizagem dos alunos. Pretende, ainda, divulgar junto dos participantes experiências que têm vindo a ser realizadas um pouco por todo o país, através da partilha e disseminação de boas práticas. O “Dia da Programação e Robótica” destina-se a docentes de todas as áreas e níveis de ensino.

A participação neste evento é gratuita mas sujeita a inscrição prévia (limitada ao número de lugares disponíveis). Poderá fazer a inscrição a partir da seguinte ligação: 

http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/371848

A participação possibilitará a obtenção de 0,2 U.C. (CCPFC).

Mais informações disponíveis em http://www.dge.mec.pt/codeweek 

1º Encontro APM-APP: «mais do que ler, escrever e contar: o ensino do Português e da Matemática hoje»

 

A EDUCOM participa no 1.º encontro da Associação de Professores de Matemática e da Associação de Professores de Português

Tema «mais do que ler, escrever e contar:o ensino do Português e da Matemática hoje»

O ensino do Português e da Matemática nos primeiros ciclos do ensino básico coloca desafios prementes aos professores. Estes desafios apelam a uma reflexão conjunta e podem beneficiar muito dessa partilha.
Neste sentido, a APP e a APM convidam os professores a participar no seu primeiro encontro, cuja temática envolverá os seguintes tópicos:
- a transversalidade das aprendizagens, tendo em conta uma gestão mais flexível do currículo;
- estratégias adequadas para colmatar dificuldades no ensino e na aprendizagem da Matemática e do Português;
- enquadramento de atividades nos documentos de referência para o ensino e a aprendizagem do Português e da Matemática;
- lançamento de um projeto APM-APP.

 

16 de setembro de 2015 (18h – 21h)

Local:
FCSH da Universidade Nova de Lisboa

Organização:
Associação de Professores de Matemática (APM); Associação de Professores de Português (APP)

Destinatários:
professores do ensino básico

Parceiros:
FCSH – UNL

Inscrição:
gratuito para sócios da APM e da APP
10€ para os restantes

Formato: encontro de fim de tarde com duas sessões plenárias

17h30: acolhimento e receção
18h00: abertura do encontro pelas presidentes das duas associações e representante da UNL
18h15: Ensinar Matemática e Português, para quê?
João Pedro da Ponte (IE-UL) e João Costa (FCSH – UNL)
19h30: Português e Matemática: transversalidades
Partilha de experiências: Cristina Loureiro, Encarnação Silva, ESE Lisboa; Paulo Feytor Pinto, ESE Setúbal; Helena Martinho, APM; Maria João Horta, EDUCOM.
Lançamento de um projeto APM-APP; ano 1 do projeto com foco especial no 1.º ceb.
20h45: Conclusões e encerramento

Mais informações.

Evento Final CDI Apps for Good 2014/2015

 

Terá lugar no dia 11 Setembro pelas 15h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Evento Final de Entrega de Prémios da iniciativa Apps for Good em Portugal. As melhores aplicações concebidas por alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário serão reveladas ao público e colocadas em competição.

A final do projeto-piloto Apps for Good vai contar com a presença dos oradores:

Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário
Dr. José Vitor Pedroso,
 Diretor-Geral da Educação
Dr.ª Isabel Mota* da Fundação Calouste Gulbenkian 
Iris Lapinsky, fundadora e Co-CEO do Apps for Good 
Eng.º João Couto, Diretor Geral da Microsoft
Eng.º Rogério Carapuça, Presidente da APDC
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações
Prof. João Correia de Freitas, EDUCOM
Fernanda Ledesma, Presidente da ANPRI
Associação Nacional de Professores de Informática
Dr.ª Luísa Valle da Fundação Calouste Gulbenkian
Dr.ª Margarida Pinto Correia da Fundação EDP 
Dr. João Carlos Sousa, Diretor da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação 
Guilherme Collares Pereira, Direção do CDI Portugal
Pedro Norton de Matos, Direção CDI Portugal
João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal. 

Agenda:

15h15: Marketplace - Exposição das aplicações concebidas pelos alunos.
16h00: Sessão de Encerramento:
- Apresentação do Relatório de Impacto 2014/2015.
- Avaliação do Piloto pelos Parceiros Fundadores.
- Entrega de Prémios.
- Anúncio Apps for Good 2015/2016.
17h30: Fecho e Café 

Mais informações disponíveis em:

Apps for Good: http://www.appsforgood.org
CDI Portugal: www.cdi.org.pt
Facebook CDI Portugal: www.facebook.com/cdiportugal

 

 

TIC@Portugal'15 - Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC (3 de julho)

 

No dia 3 de julho, numa iniciativa da Associação EDUCOM/APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC – EDUCOM, realizou-se o Encontro TIC@Portugal’2015.

Este encontro teve como objetivo refletir sobre as práticas do uso das TIC na Educação. Apresentou de novo um caráter nacional, mas descentralizado, levado a cabo em colaboração com diversos Centros de Competência TIC da ERTE/Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência, (localizados em Aveiro, Braga, Santarém, Coimbra, Évora e Setúbal), com a Escola Superior de Educação de Bragança e com o Município de Manteigas que integraram, com sessões locais e por vídeo-conferência, a iniciativa TIC@Portugal'15, que decorreu em Faro e no Monte de Caparica.

De forma resumida, o TIC@Portugal’15 contou com: 9 locais de realização; 500 inscritos aproximadamente; 450 participantes; 55 comunicações (para além do programa fixo por videoconferência), 27 workshops e 19 apresentações em painel.

 

Boas práticas de Educação para os Media: Jornais Escolares

A Direção-Geral da Educação lançou, em março de 2013, uma plataforma digital dedicada à divulgação de Jornais desenvolvidos nas escolas, públicas ou privadas, de todos os níveis de ensino. Até ao momento, foram registadas cerca de 300 boas práticas de jornalismo escolar.

Esta iniciativa tem como objetivo apoiar e divulgar boas práticas de utilização de jornais (em formato impresso ou digital) em contexto educativo, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, com os seus alunos.

Esta iniciativa pretende, ainda, dotar os docentes, os alunos e as escolas de conhecimento e ferramentas que os habilitem a fazer a edição digital dos seus jornais, dando origem a novos formatos ou, até, a novos projetos.
 
Para o efeito, os professores coordenadores dos projetos de Jornal Escolar poderão registar, através de um formulário em linha, o jornal que dinamizam no seu agrupamento / escola. Findo o processo de registo, o jornal, após aprovação, será publicado numa ficha específica e ficará visível para os utilizadores da plataforma digital.
 
A plataforma está disponível em http://jornaisescolares.dge.mec.pt
 
Para eventuais esclarecimentos, poderá ser enviada mensagem para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
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