Plano de Atividades do Centro de Competência (2014/2015)

O CCTIC EDUCOM é parte integrante da Associação Portuguesa de Telemática Educativa [EDUCOM], fundada em 2 de Outubro de 1995, uma associação profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade promover a utilização dos meios telemáticos em ambientes educativos e é um dos seus pilares estruturantes.

A EDUCOM concorreu ao programa Nónio Séc. XXI [despacho Nº 232/ME/96] tendo visto o seu Centro de Competência reconhecido, desde então. Colabora desde 1996 com o Ministério da Educação, de acordo com o enquadramento previsto no referido despacho e em outros que se lhe seguiram.

Trata-se de um CCTIC com características específicas: por um lado, uma ligação forte à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL) por via de aí ter localizada a sede da associação e os seus servidores e, por outro, com um forte pendor regional, descentralizada por via de ligações a núcleos participativos através dos seus associados em Évora (com ligações à Universidade), em Braga, também com ligações à Universidade e, sobretudo, no Algarve pela presença anterior de vários anos na ESE Faro/Universidade do Algarve, até final de 2011. Esta presença no Algarve mantém-se e tem-se vindo a intensificar através de protocolos de colaboração com Centros de Formação de Associação de Escolas da região.

Para o presente ano letivo prevê-se a dinamização de formação de professores na área das TIC bem como de sessões de divulgação em escolas de projetos com forte pendor nas TIC.

 ver mais

 

Projetos, iniciativas e atividades

Manter-se-á a articulação próxima com ERTE/DGE do Ministério da Educação e Ciência, tendo para o efeito sido renovados os protocolos de colaboração em 2014/2015. A colaboração prevê o destacamento de um docente, o financiamento do Centro de Competência TIC da EDUCOM, assumindo este a respetiva participação nas seguintes valências:

1.     Articular em rede com a DGE, através da ERTE, com vista ao desenvolvimento de projetos, iniciativas e atividades no âmbito da utilização educativa das TIC nas seguintes categorias:

a)     Integração e orientações curriculares;

b)     Investigação / Avaliação;

c)     Criação e desenvolvimento de projetos e iniciativas de âmbito nacional e internacional;

d)     Recursos educativos digitais;

e)     Formação.

2.     Manter uma presença online, através de página web própria e institucional, com conteúdos atualizados, que sirva as escolas e seja articulada com a DGE e demais CCTIC; 

3.     Utilizar os recursos humanos disponibilizados pela DGE, bem como recursos próprios sempre que tal se justifique e se torne possível, (i) na divulgação, (ii) no acompanhamento/apoio e (iii) na avaliação dos projetos, iniciativas e atividades que se enquadrem nas categorias identificadas em 1.;

 As atividades do Centro de Competência TIC da EDUCOM ao longo deste ano de trabalho, irão articular-se, uma vez mais, com o Centro de Formação EDUCOM, e incidir no/a:

§  Formação creditada e não creditada para professores na área das TIC;

§  Participação e dinamização de encontros locais, regionais e nacionais na área das TIC;

§  Acompanhamento de projetos TIC das escolas parceiras do CC-TIC EDUCOM;

§  Desenvolvimento de parcerias com entidades promotoras das TIC em diferentes valências (p.e., escolas, Centros de Formação de Professores e empresas)

 

Acompanhamento de Escolas

Ao longo do ano de 2014/2015 o Centro de Competência EDUCOM continuará a trabalhar com todas as escolas com quem tem vindo a trabalhar e outras que venham a solicitar o apoio do CC-TIC EDUCOM, tendo em conta a disponibilidade de recursos.

À imagem do que tem acontecido nos três últimos anos, o trabalho a realizar acontecerá maioritariamente com as escolas do Algarve, do Monte da Caparica, da Costa da Caparica, do Seixal e de Almada e ainda com escolas da Grande Lisboa. Não se invalida o trabalho com outras, dada a abrangência nacional da EDUCOM.

As escolas serão desafiadas a desenharem os seus planos TIC e as necessidades de apoio ao desenvolvimento das TIC como ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem. O CC-TIC EDUCOM tem valências de apoio, nomeadamente pedagógico e de formação, que disponibiliza para as escolas que venham a demostrar o seu interesse em estabelecerem protocolos de colaboração com a Educom nestas áreas (pedidos devem ser apresentados por mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

 

Acções de Formação de Professores

Em articulação com vários Centros de Formação (nomeadamente o da EDUCOM), o CC-TIC EDUCOM disponibiliza as seguintes formações:

ü  Sessões práticas (workshops) de 2 ou 3 horas em torno de ferramentas Web 2.0 e de utilização de dispositivos eletrónicos em sala de aula

ü  “As ferramentas Web 2.0 em contexto educativo” – Curso/15h/0,6 créditos com o registo CCPFC/ACC-74139/13

o    Previsto um curso em Olhão / Vilamoura

ü  “As TIC no ensino e as TIC na aprendizagem” – Oficina/50h/2 créditos com o registo CCPFC/ACC-74144/13

o    Prevista uma Oficina em Portimão

ü   “Utilização Educativa das TIC: partilha de boas práticas – TIC@Portugal” – Curso/12h/0,5 créditos com o registo CCPFC/ACC- 78673/14

o    Previsto um Curso para julho de 2015

ü  “Dispositivos móveis em contexto educativo” – Curso/15h/0,6 créditos (a aguardar a acreditação)

o    Previsto um curso em Faro

Os professores interessados devem apresentar um plano de trabalho e um grupo de interessados com vista a receberem nas instalações das suas escolas / agrupamentos estas formações.

 

Plataforma Moodle

Uma característica da formação a realizar será o recurso persistente à plataforma Moodle como sustentação da mesma, reconhecidas que são as vantagens desta abordagem quando feita de forma criteriosa e adequada. Contamos que os professores que já fizeram formação junto da EDUCOM, continuem em contacto com o Centro de Competência, precisamente através da plataforma Moodle de apoio ao trabalho desenvolvido.

 

Encontro TIC@Portugal’15

A realização de um evento ambicioso de caráter nacional, o TIC@Portugal’15 terá o objetivo de refletir sobre as práticas do uso das TIC na Educação e dará continuidade a experiências dos anteriores TIC@Algarve (cinco edições realizadas pelo CCTIC EDUCOM), bem como do TIC@Portugal’13 e do TIC@Portugal’14. Haverá de novo um espaço distribuído (vários locais de realização do evento) e um tempo partilhado (por vídeo-conferência) de reflexão em torno das práticas com as TIC nas escolas que se conta venha a acontecer no início de Julho de 2015.

Dar-se-á uma oportunidade aos professores para apresentarem e discutirem a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem. Será uma iniciativa da  EDUCOM através do Centro de Competência que terá de novo um caráter nacional, mas descentralizado, levado a cabo em colaboração com diversos Centros de Competência TIC da ERTE/Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência que se queiram associar e  que integrarão, com sessões locais e por vídeo-conferência, a iniciativa TIC@Portugal'15 que decorrerá em Faro e no Monte de Caparica em julho de 2015.

O encontro, para os participantes de Faro e do Monte da Caparica, será creditado.

 

Apoio projectos ERTE

Ao longo do ano letivo de 2014/15 o Centro de Competência dinamizará sessões em escolas sobre segurança na Internet e apoiará iniciativas no âmbito dos vários projetos coordenados pela ERTE de forma mais específica:

  • Seguranet
  • Metas TIC
  • iTEC
  • eTwinning
  • outros que vierem a ser designados pela ERTE/DGE/MEC


 

 

 

 

 

 

 

Joomla templates by a4joomla